Serviço Profissional

 

- Resgate;

- Salvamento;

- Recolha de imagens: foto e vídeo;

- Corte e Soldadura;

- Demoliçõess;

- Limpezas subaquáticas;

- Apoio à arqueologia subaquática;

- Recolha de amostras (água e solo);

- Levantamento de dados subaquáticos;

 

 

 

Arqueologia

 

A equipa da OPEN WATERS, tem desenvolvido trabalhos relacionados com o património cultural. Com a pretensão de alargar a sua oferta de serviços a OW integra igualmente na prestação dos seus serviços um trabalho especificamente dirigido à arqueologia subaquática.

 

Todos os trabalhos têm um acompanhamento de supervisão e de responsabilidade a cargo de um arqueólogo credenciado tal como o acompanhamento por técnicos devidamente formados para as diversas áreas de intervenção:

 

> Estudos de impacto em património cultural, vertente em AIA (EIA);

> Estudos bibliográficos e cartográficos;

> Prospecção;

> Sondagens;

> Detecção remota;

> Recuperação de património;

> Escavações de emergência;

> Acompanhamentos;

> Investigação arqueológica.

Projectos

 

Fuzeta 0406

Com o objectivo de minimizar impactos em património cultural subaquático, estes trabalhos asseguram o cumprimento dos requisitos arqueológicos para as obras de dessassoremento do porto da Fuseta. Os trabalhos desenvolvidos foram estudos bibliográficos e cartográficos, levantamento toponímico e prospecções subaquáticas por técnica visual. Durante os trabalhos tomamos consciencia do riquíssimo património cultural marítimo na zona da Fuzeta. A maioria do qual encontra-se em clara declínio e perca e nenhum directamente afectado pelas obras.

 

Cabanas de Tavira 0506

Em face dos trabalhos de melhoramento das infraestruturas do porto de Cabanas de Tavira, a nossa empresa foi seleccionada para fazer o estudo de impacto arqueológico parte do processo de AIA. Os trabalhos efectuados foram estudos bibliográficos e cartográficos, levantamento toponímico e prospecções em meio húmido por técnica visual e detector de metais. Nenhum património foi detectado no local.

 

Pedrouços 0307

A revitalização de Pedrouços apresentou o primeiro desafio a nossa empresa que requereu a utilização dos meios mais modernos de detecção remota. Além da mesma os trabalhos incluíram pesquisas bibliográficas e cartográficas e trabalhos de sondagem subaquática. As condições de fraca visibilidade e correntes variáveis permitiram demonstrar a experiência da equipa de mergulho aquando a tarefa de verificar os materiais previamente detectados.

 

Sesimbra 1008

Com vista a assegurar a protecção do património cultural subaquático existente no Concelho de Sesimbra, desenvolvemos trabalhos de prospecção visual e sondagens por jacto de água assegurando um corredor de implantação para um emissário.

 

Guadiana 0609

Com vista a assegurar a protecção do património cultural subaquático existente no Rio Guadiana, desenvolvemos trabalhos de detecção remota na zona central do Guadiana. Neste trabalho identificamos um antigo paleo-estuário e as prováveis instalações portuárias da Vila das Laranjeiras.

 

Arqueólogo | Dr. Tiago Fraga

 

Técnico | Felizardo Pinto

 

 

 

Serviço Vertical

 

Devido a uma vasta experiência associada à escalada de alguns membros da nossa equipa, nós fornecemos serviços verticais que incluem a fixação e instalação de equipamentos em locais de difícil acesso.

 

© Copyright 2015 OPEN WATERS. All rights reserved.

As melhores experiências de mergulho no Algarve.